Automação de marketing digital: conheça o que é automação de marketing e como utilizar na sua empresa. Ideias que combinam com o seu negócio.

Automação de marketing: saiba como melhorar o alcance do seu negócio.

Automação de marketing é o processo de alavancar, por meio da automação, tarefas de marketing repetitivas.

Os profissionais de marketing usam esses softwares para ajudar na alimentação de leads, geralmente por meio de integrações com software de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) e plataforma de dados do cliente (CDP). 

Eles também usam essas plataformas para automatizar e personalizar mensagens e conteúdo de marketing.

Um pouco sobre a automação de marketing

A automação de marketing são ferramentas que tornam os profissionais de marketing mais eficientes. 

Seu objetivo é simplificar e dimensionar o gerenciamento de leads e outras atividades de marketing para gerar mais receita

Exemplo de software de automação de marketing em uso

Um e-mail automatizado que é enviado para um usuário com base em gatilhos de comportamento definidos antecipadamente pelos profissionais de marketing dentro da plataforma de automação de marketing. 

Isso é automação de marketing!

Você pode lembrar um visitante do site sobre os itens em seu carrinho de compras abandonado ou enviar uma série automática de boas-vindas por e-mail aos assinantes em seu boletim informativo por e-mail.

Além disso, a automação de marketing ajuda sua empresa na hora aumentar a eficiência, as vendas e se envolver com os clientes de uma forma mais pessoal e aumentar a receita mais rapidamente.

Leads qualificados

Mas voltando à pura prática da automação de marketing. 

O resultado final dos esforços de automação de marketing é obter conversões, produzir leads qualificados, comercializar em escala e personalizar mensagens. 

Leads qualificados tornam-se base de uma grande colaboração de marketing-vendas. 

Pode ajudar no preenchimento de funis de vendas e levar melhores experiências para profissionais de desenvolvimento de negócios e vendas que desejam ter conversas significativas e frutíferas com clientes em potencial.

A automação de marketing ajuda a obter leads qualificados de várias maneiras:

  • Usando um modelo de pontuação para rastrear o comportamento e informações demográficas;
  • Criação de páginas de destino que funcionam e se parecem com o site principal;
  • Conteúdo dinâmico altamente focado na personalização.

Enviar as mensagens certas para os clientes em potencial certos no momento certo é a chave para gerar leads.

A automação de marketing ajuda sua empresa na hora de enviar mensagens relevantes para o cliente no momento certo. 

Colaboração de marketing e vendas

Uma das promessas do software de automação de marketing é a colaboração direta entre o marketing e vendas. 

Além disso, a automação ajuda o alinhamento de vendas e marketing por criar acordos de nível de serviço e processos em geral sobre quais estratégias você deve implantar.

A automação de marketing força as equipes para terem consistência.

Agiliza o funil de vendas e torna mais fácil para a equipe de vendas e marketing gerar leads e transformá-los em clientes atuais.

A automação de marketing apoia a colaboração do marketing e vendas, garantindo que ambas as equipes estejam alinhadas e ajam como um bastão em uma corrida de revezamento.

Se o marketing está fazendo o trabalho essencial para alcançar os clientes em potencial e entregar leads qualificados, mas essas informações não são encaminhadas para o representante certo, a oportunidade perde a validade e não produz resultados. 

Portanto, é vital que os leads certos cheguem ao representante de vendas certo no momento certo.

Recursos de automação de marketing

A automação de marketing vem com vários recursos. Alguns recursos-chave das plataformas de automação de marketing incluem:

  • Nutrição de leads: é o processo de envio de uma série de e-mails automatizados para envolver os clientes potenciais, oferecendo informações relevantes;
  • Marketing de e-mail personalizado: a personalização de e-mail ajuda as empresas na hora de desenvolver melhores relacionamentos com seus clientes;
  • Gerenciamento de campanha: as empresas podem executar campanhas de e-mail para fomentar leads ao longo do ciclo de vendas. Ele permite que as equipes enviem e-mails diretos e personalizados para um grande número de pessoas;
  • Integração de CRM: permite que as empresas transfiram informações de leads entre o marketing e as vendas;
  • Formulários e landing pages: uma ferramenta que permite a você capturar informações de seus clientes em potencial e encaminhá-las para vários sistemas de armazenamento;
  • Pontuação de leads: parte integrante de todas as plataformas de e-mail e automação de marketing;
  • Gerenciamento de leads: algumas plataformas de automação de marketing servem como ponto de aterrissagem para leads que não têm informações suficientes para repassar às vendas. Para um número cada vez maior de organizações B2B, isso está se tornando menos relevante, pois a abundância de dados em um segmento de mercado direcionado torna possível mudar para uma estrutura de dados de clientes;
  • Gerenciamento de mídia social: permite a distribuição de conteúdo na maioria das principais plataformas sociais em um só lugar.

A diferença entre automação de marketing e CRM

A automação de marketing e o CRM funcionam juntos, mas possuem funções diferentes. 

A automação de marketing segue as atividades do topo do funil para direcionar clientes potenciais qualificados para as vendas, enquanto o CRM armazena informações sobre o cliente potencial e onde ele está no ciclo de vendas.

Existe uma relação simbiótica entre a automação de marketing e o CRM, o que significa que é fundamental usar uma solução de orquestração de dados ou outras ferramentas para garantir apenas fluxos de dados limpos entre o sistema de automação de marketing e o CRM. 

Integrações comuns de automação de marketing

A automação de marketing pode se integrar potencialmente com centenas de outros aplicativos. 

Além do CRM, uma das integrações mais comuns é com aplicativos de webinar para impulsionar o engajamento. 

Muitas soluções de webinar oferecem um pacote instalado que se conecta com a plataforma de automação de marketing e o torna acessível aos dados de engajamento.

Alguém que permanece durante o webinar terá um engajamento maior do que alguém registrado, mas não compareceu.

Também é muito comum integrar automação de marketing com uma plataforma de chat. 

Boas práticas de automação de marketing

Um bom exemplo de automação de marketing? 

Rastrear como alguém chega pela primeira vez em seu site (fonte de referência), depois onde ele é convertido (o primeiro formulário que ele preenche ou se envolve com seu chatbot, por exemplo) e, em seguida, orquestrar como, quando e com quais mensagens o marketing e as vendas continuam a envolver o comprador, durante toda a decisão de compra.

Quais campanhas estão tendo o maior impacto na receita? Quais origens de referência estão direcionando a maior parte do tráfego do site?

Todo o propósito da automação de marketing é criar escala e, como resultado, eficiência e repetibilidade de forma que o resultado seja previsível. 

Antes da automação de marketing, os profissionais de marketing dependiam de recursos de TI para codificar e-mails, criar páginas de destino e realmente implantar e-mails em massa. 

A automação de marketing é fundamental para o seu negócio

A automação de marketing dá aos profissionais de marketing o poder e, portanto, economiza tempo e dinheiro.

Portanto, uma boa automação de marketing parecerá um espaço organizado onde é fácil encontrar e localizar o que você precisa, com processos orquestrados funcionando sem problemas e holisticamente em um banco de dados refinado.

A melhor automação de marketing deve aprimorar cada programa e processo, melhorando a jornada do ciclo de vida do lead para que a equipe de vendas confie nos dados e em todos os esforços impulsionados pelo marketing.

Existem diversas ferramentas atuais de automação, como Hubspot, Infusionsoft, RD Station, Klickpages, Autopilot, SharpSpring, Pardot, Mautic, Pipz e MLabs.

Para conferir novas dicas sobre marketing clique aqui ou se deseja falar com um consultor da GT para tirar dúvidas clique aqui.


Autor: Luan Bonini