Blog Geração Tecnológica

Um conhecimento só é válido quando compartilhado.

Identificando gargalos na prestação de serviços

A prestação de serviços é um ramo que não é para principiantes, a pessoa que tem um certo talento e sabe executar muito bem a sua tarefa, pode até ganhar algum dinheiro, mas para ir longe, é preciso ter organização e processos bem definidos.

Saber como começa e como termina cada ponto do seu serviço é essencial para garantir a satisfação do cliente e a sua fidelização.

No início, com pouca demanda, é até possível "tocar o barco para frente" e encantar o seu consumidor se a execução for boa, mas com um aumento da cartela de clientes, a organização é imprescindível e é onde se diferencia os amadores dos profissionais.

Mapear todos os processos e fazer uma análise de cada um deles é o início para essa padronização e eficiência nos serviços. Após a conclusão é importante otimizar e refazer o fluxo com foco na qualidade, duração e transparência do trabalho.

As análises devem ser feitas com uma equipe que possui diferentes visões e que apontem os erros e gerem discussões sobre o mapeamento, trazendo assim novos modelos de processos e inovações.

Com todas as otimizações discutidas e refeitas, na prática a equipe precisa estar bem conceituada sobre os novos procedimentos, caso contrário continuará fazendo da forma que sempre foi. Então, além da análise, inserir e mostrar a importância de cada um para o negócio é algo que garante que tudo ocorra bem.

Portanto, uma boa prestação de serviços envolve muita gestão por trás do produto final, o que todos veem é só a ponta do iceberg, que são um grande número de clientes fidelizados e satisfeitos. O que ninguém vê é trabalho duro, ferramentas, sistemas operacionais, processos bem definidos e distribuição de funções.

Augusto César Mau Vieira

Fundador e sócio-diretor da Geração Tecnológica - GT, Analista de Sistemas há 5 anos com ênfase em desenvolvimento de sistemas para web. Pós-Graduado em Administração de Banco de Dados e Formado no Curso de Sistemas para Internet na Univiçosa/Esuv. Atua na parte financeira, estratégica, administrativa e para o público final atua na criação de sites, estratégias de marketing e ações pontuais, além do atendimento ao cliente.

LinkedIn

Site Pessoal

Quer ter o seu artigo publicado no nosso blog?

Envie o seu artigo para avaliarmos no nosso e-mail: contato@geracaotecnologica.com