Blog Geração Tecnológica

Um conhecimento só é válido quando compartilhado.

Se você não vende, você quebra!

Para uma empresa sobreviver é preciso que ela venda, esta é a realidade mais certa de um negócio, se você não vende, você quebra!

O setor de vendas, mesmo sendo tão importante, ele ainda é feito na base da "sorte" por algumas empresas. Vendas é algo que deve ser feito e pensado estrategicamente, e já tive várias experiências que mostram que isso não é feito da forma correta em vários negócios.

Vivemos na era da informação, dos processos, e o negócio que trabalha bem os dados que tem e possui processos bem definidos para transformá-las em resultados, sai na frente.

Abaixo estão 5 dicas para você se organizar e fazer o seu negócio crescer:

1) Defina o seu processo de vendas

A primeira dica que coloquei é um dos pontos que acredito ser o mais importante, não só em vendas, mas em todos os setores da empresa, o MAPEAMENTO DE PROCESSOS. Defina o passo a passo para concretizar a venda, e o revise sempre, procure gargalos, diminua o tempo de fechamento e tenha um fluxo bem definido para chegar ao final do seu funil.

Se o seu negócio é na internet, faça o caminho do seu cliente no seu site, veja onde ele está indo e coloque gatilhos e call-to-actions para levá-lo à compra.

2) Defina para quem você quer vender

Descreva quem é o seu cliente, mas não de forma geral como "Médias empresas" ou "Classe C", o ideal é destrinchar as informações que você possui e definir da seguinte forma:

Meu cliente é o "João, empresário do ramo alimentício, ele possui 45 anos, seus hobbies são jogar poker. João possui problemas com relacionamento de clientes e sua empresa não é tão forte nas midias sociais. Na empresa a última decisão é dele, apesar de ter um sócio."

O texto acima é só um exemplo, mas quanto mais você escrever sobre seu perfil de cliente, melhor. No marketing chamamos isso de PERSONA (No meu artigo sobre marketing de conteúdo falo sobre o que é uma persona, confira.

3) Cuide dos seus clientes atuais

Já está mais que comprovado que é mais caro conquistar um novo cliente do que vender mais para os clientes atuais. Sendo assim, crie estratégias para cuidar do relacionamento com o seu cliente, como promoções, brindes ou inbound marketing, etc.

Trabalhe formas de indicação, programas de fidelidade, todos esses pontos podem lhe ajudar, mas atente-se ao item 2, a ação de relacionamento deve ser voltada para o seu público alvo.

4) Utilize um CRM

O que torna a solução de CRM uma das tecnologias corporativas mais importantes disponíveis para empresas é o modo como ela usa as informações dos clientes para gerenciar contas, leads e oportunidades de vendas em um único local.

A tecnologia pode e deve ser usada a favor das vendas, mas atente-se, você pode ter a melhor tecnologia do mundo, se tiver um fluxo de vendas bagunçado, o sistema nada adiantará.

5) Trabalhe com estatísticas e metas

Tanto no marketing como nas vendas, medir o que você está fazendo é essencial. Trabalhe com números, gráficos, crie planos de ações e metas em cima deles.

Crie rotinas para analisar os seus dados e fazer o seu time virar uma máquina de vendas sem trabalhar com achismos.

Portanto, o mundo das vendas possuem diversas informações e táticas que você e a sua equipe poderiam utilizar. Busquem profissionalizar ao máximo seus colaboradores, invista em treinamentos e veja como as suas vendas aumentarão.

Como uma última dica bônus, utilize SPIN SELLING. Em outro momento falarei sobre essa metodologia.

Augusto César Mau Vieira

Fundador e sócio-diretor da Geração Tecnológica - GT, Analista de Sistemas há 5 anos com ênfase em desenvolvimento de sistemas para web. Pós-Graduado em Administração de Banco de Dados e Formado no Curso de Sistemas para Internet na Univiçosa/Esuv. Atua na parte financeira, estratégica, administrativa e para o público final atua na criação de sites, estratégias de marketing e ações pontuais, além do atendimento ao cliente.

LinkedIn

Site Pessoal

Quer ter o seu artigo publicado no nosso blog?

Envie o seu artigo para avaliarmos no nosso e-mail: contato@geracaotecnologica.com