Blog Geração Tecnológica

Um conhecimento só é válido quando compartilhado.

Inovação: processo cultural e diário

Em um mundo corporativo tão competitivo, é evidente para todos a importância da inovação como um meio de se destacar no mercado.

Mas como incentivar essa prática dentro da sua organização?

O primeiro passo para gerar ideias inovadoras na sua empresa é entender que a é um processo cultural e diário. Não adianta realizar ações esporádicas que incentivem a criatividade, é necessário criar um ambiente que seja propício para isso.

Os colaboradores devem sentir-se abertos para dar sugestões em qualquer circunstância, sem julgamento. Porque uma vez que uma ideia é mal recebida, dificilmente o autor irá se pronunciar novamente, mesmo que ele tenha a solução para todos os problemas da empresa.

Uma forma de incentivar esse tipo de ação é através da criação de espaços próprios para sugestões e opiniões. Eles podem ser chamados de mural, cantinho ou espaço de ideias; podem estar no meio virtual, em quadros brancos com post-its ou em um caderno; podem ser anônimos ou não. O formato certo é aquele que mais se adequa a sua empresa e que oferece mais liberdade aos seus colaboradores.

Algumas empresas focam no ambiente físico como um estímulo à criatividade. Desde paredes coloridas, quadros com frases motivacionais ou pufs espalhados pela sala, tudo pode ser um artifício para inspirar as pessoas a pensarem fora da caixinha.

Se até o Google investe nessa estratégia, algum resultado deve ter né?

Entre tantas alternativas, não existe receita para a inovação. Mas é evidente que ela não é possível em um ambiente que não permite ou incentiva essa característica.

Conheça sua cultura, seus colaboradores e seus objetivos. Adeque e adapte cada dica dessas na rotina da sua empresa.

Seja criativo! E, boa sorte!

Gabriele Almeida de Paula

Graduanda em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Viçosa. Atuou na área de Marketing do PET/UFV, foi diretora de Gestão de Pessoas na Soluções UFV. Atua no relacionamento com clientes e novos processos na Geração Tecnológica, além de criação de campanhas.

Quer ter o seu artigo publicado no nosso blog?

Envie o seu artigo para avaliarmos no nosso e-mail: contato@geracaotecnologica.com