Blog Geração Tecnológica

Um conhecimento só é válido quando compartilhado.

Adote esta análise na sua empresa! Para quem você quer vender?

Avatares, Buyer persona, ou apenas persona (para os íntimos), são termos que vêm sendo utilizados frequentemente no mercado digital. Mas o que eles significam de fato?

Essas novas palavrinhas possuem o mesmo significado e surgiram com o intuito de rotular o cliente ideal de um negócio, ou seja, elas visam representar o comprador do seu produto.

E você provavelmente está pensando: “Nossa! Mas qual a necessidade de um termo só para isso?”

Realmente, a nomenclatura em si não faz tanta diferença. O que deve ser destacado é que um avatar é um perfil semificcional de um possível cliente. Em outras palavras, é como se você observasse seu público alvo e entendesse, de fato, suas características e interesses.

“Ok, isso realmente faz sentido. Mas como funciona na prática?”

É como se ao invés de pensar em desenvolver estratégias de marketing para jovens, entre 18 e 25 anos, você pensasse na Bella, jovem tatuada, com 21 anos, que gosta de horóscopo, esportes radicais e se preocupa com a preservação ambiental. Dessa forma, ao invés de ações generalistas e comuns, você conseguirá elaborar estratégias que te permitam atuar de forma assertiva, atingindo de fato o público desejado, seu cliente ideal.

Apesar da ideia ser simples, a sua execução merece um certo cuidado. É importante que você pesquise bem sobre seus clientes, para conseguir representa-lo da forma mais fiel possível. A partir daí você deve prestar atenção nos conteúdos gerados, sua linguagem e os meios de comunicação utilizados, para que tudo esteja de acordo com sua persona.

Agora que você já sabe o que é buyer persona, é capaz de perceber como ter isso definido é importante?

Adote isso pra sua empresa! Para quem você quer vender?

Gabriele Almeida de Paula

Graduanda em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Viçosa. Atuou na área de Marketing do PET/UFV, foi diretora de Gestão de Pessoas na Soluções UFV. Atua no relacionamento com clientes e novos processos na Geração Tecnológica, além de criação de campanhas.

Quer ter o seu artigo publicado no nosso blog?

Envie o seu artigo para avaliarmos no nosso e-mail: contato@geracaotecnologica.com